Alberto Ruschel - Exposição marca os 100 anos de nascimento do cineasta estrelense

11:47:00 Adriana Lara 1 Comments


Detalhe a destacar - O pai de Alberto Ruschel era irmão de minha bisavó, Leocádia. Portanto, Alberto viria a ser meu primo em terceiro grau.


Nascido em Estrela, no dia 21 de fevereiro 1918, Alberto Ruschel cresceu numa chácara em Arroio do Ouro. Depois de completar os primeiros anos na escola, o cineasta migrou para Porto Alegre. Em 1940, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou a carreira artística. Primeiramente, foi cantor no conjunto Quitandinha Serenade’s.  Após, conheceu Grande Otelo e, através dele, chegou ao cinema pela companhia Atlântida, atuando em comédias carnavalescas.
Na sequência, Ruschel ingressou na Vera Cruz, de São Paulo, onde tornou-se famoso, inclusive internacionalmente, ao protagonizar o filme O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto. A obra foi selecionada para o Festival de Cannes de 1953, quando ganhou dois prêmios: Melhor Filme de Aventura e Menção Especial para Música. Atuando em vários filmes durante a década de 1950, seu sucesso o levou ao exterior, sendo ator principal em produções na Espanha e na Argentina.
Em 1973, realizou a primeira experiência como diretor-roteirista, em Pontal da Solidão, filmado em Torres (RS). Ao longo da carreira, recebeu diversas homenagens e recompensas, como a Medalha dos Andradas do Instituto Histórico e Geográfico de Santos (1990), pelos “serviços prestados à Arte e à Cultura do país” e o Troféu Saci, do jornal O Estado de São Paulo, como melhor ator nos filmes Angela (1951), Apassionata (1952) e Cara de Fogo (1958).
Por toda dedicação ao cinema nacional, Alberto Ruschel foi homenageado no 21º Festival de Cinema de Gramado, em 1993, com o troféu Oscarito. 
Em 18 de janeiro de 1996, Ruschel faleceu, aos 77 anos, devido a uma hemorragia no duodeno, quando se recuperava de uma cirurgia cardíaca. Ele vivia no Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. 




Exposição 100 Anos Cineasta Alberto Ruschel:
Promoção: Secultur e Memorial da Aepan-ONG
Abertura: 20 de fevereiro de 2018 - 19h30min
Local: Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gaussmann - Estrela-RS.
Conteúdo: Exposição de fotos; Projeção de filmes (O Cangaceiro; Paixão de Gaúcho; Angela; Pontal da Solidão) e apresentação de músicas gravadas pelo conjunto Quitandinha Serenade’s (Felicidade; Sabiá; entre outras); e ainda trilhas dos filmes de Alberto Ruschel.
Participação Especial: Musicistas de Estrela.
A exposição permanecerá no Centro de Cultura e Turismo até 1º de março, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h. De 5 a 16 de março estará na Câmara de Vereadores.
banner.png

Um comentário:

  1. A veia artística corre na tua família, tio-avô cineasta, mãe pintora. Tens que explorar esse lado. Quem sabe tens uma obra-prima latente para criar e eternizar o teu nome??
    P.S. Linda exposição
    Ruthia

    ResponderExcluir

Deixem seus comentários! Adoro saber o que vocês pensam sobre as postagens do TdD! bjs

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.